Se estás com dúvidas para escolher a melhor hospedagem pra você, se vai ser windows ou linux, no Brasil ou no exterior, a IDS Host vai te ajudar a fazer a melhor escolha!

 

  • Primeiro, qual a melhor plataforma:  windows ou linux?

Se você quer mais flexibilidade para colocar o seu site no ar, ou mais performance em aplicativos PHP (WordPress, Joomla! e Drupal), a melhor opção para você é a plataforma Linux. Se você é um desenvolvedor que utiliza ASP ou .NET, a opção ideal para você é Windows.

  • Segundo, Data Center  no Brasil ou no Exterior?

No plano de Hospedagem de Sites  e revenda no exterior, seu site é hospedado em nosso Data Center nos EUA. Nos planos de Hospedagem de Sites no Brasil seu site é hospedado em nosso Data Center no Brasil.

Os planos hospedados no Brasil garantem maior velocidade de acesso ao site, pois a distância até o servidor é menor.

Planos no exterior: melhor custo-benefício.
Planos no Brasil: até 4x mais rápido!

E então, o Brasil é melhor?

A grande vantagem de se hospedar no Brasil é a sua velocidade. A velocidade na transferência dos pacotes chega a ser entre 4 e 5 vezes menor do que quando comparada a data centers nos Estados Unidos e mais de 10 vezes quando comparada à velocidade de envio e recebimento de pacotes de data centers na Europa e Ásia.
A maior desvantagem no Brasil é o preço, aqui a tecnologia  que envolve servidores,redes e conexão ainda é muito cara, diferente dos EUA.

Hospedar nos EUA  é vantajoso?

Depende. O que demonstrará pra você que é mais vantajoso é a demanda do seu cliente. Se falamos de serviços que requerem um tempo de resposta mais baixo, como VoIP, IPTV, Games Online, sistemas empresariais, e-commerces grandes e outras aplicações, hospedar no Brasil é um excelente negócio, afinal são soluções em que o tempo de resposta pode definir entre a venda/prestação ou não de um produto/serviço. Softwares cliente/servidor normalmente são hospedados em data centers nacionais, pois a periodicidade das atualizações dos dados e informações é muito constante.

Agora, se a sua aplicação não tem como fator de influência o tempo de resposta, é possível hospedá-la em um data center norte americano sem sofrer diretamente ou até mesmo sem perceber nenhum tipo de diferença. O Google.com.br, por exemplo, hospeda as suas aplicações em servidores internacionais, justamente por serem aplicações leves e não sobrecarregarem os browsers de seus usuários.

 

Conclusão

Enfim, não há uma regra específica para ser levada em consideração. O “X” da questão é perceber a demanda do seu cliente e equacionar a demanda para o data center que melhor vai atendê-lo. Tenha sempre em mente a seguinte premissa:

  • Se o seu cliente faz questão por preço, independente do tempo de resposta do servidor, escolha os planos hospedados em data centers norte americanos. Agora, para os clientes que não fazem questão de investir um pouco mais (em média, entre 20 e 40% para planos compartilhados) a fim de terem um tempo de resposta melhor, os data centers brasileiros devem ser vistos com bons olhos.